quarta-feira, maio 18, 2005

A MATA ATLÂNTICA BRASILEIRA

A semana da Mata Atlântica cumpre apenas em parte a sua função. Isso porque essa enorme riqueza natural não pode ser lembrada somente durante uma semana. O processo de conscientização deve ser constante e as ações de conservação eficazes e participativas.
A Mata Atlântica é um ecossistema dos mais importantes encontrados em todo o mundo e de suma importância para a continuidade do bioma. Entre a sua biodiversidade existem catalogadas em torno de 20.000 espécies de plantas, além de mais de 1.300 espécies de animais, sendo que, desses números, podemos afirmar que aproximadamente 40% das espécies ali encontradas são endêmicas, ou seja, espécies consideradas nativas e que só podem ser encontradas em determinado local; essenciais para a conservação da biodiversidade.
No Brasil, o Rio de Janeiro ainda é o estado que possui maior área de mata atlântica preservada no Brasil, mas também o que mais vem destruindo e devido a ocupação de pequenas propriedades com baixo poder de produção. As regiões sul de São Paulo e Bahia são as áreas mais preservadas, segundo Atlas da Fundação S.O.S. Mata Atlântica.
Apesar da legislação brasileira ser bastante moderna e exercer um papel fundamental à conservação da mata atlântica, muitas vezes a grande diversidade de leis dificultam a sua interpretação e distribuição de competências. Sendo assim, devemos sempre aplicar o princípio da prevenção que tem por objetivo antecipar o risco de dano, ou seja, na dúvida não se polui. Necessitamos de ações de grande porte para aumentar o grau de consciência e educação ambiental. A participação das ONGs e da sociedade civil tem sido de extrema importância para o combate à degradação ambiental, através de parcerias , projetos inovadores e viáveis. Como nos explica a citação de Engels e Marx na obra O Massacre Da Natureza de Júlio José Chiavenato : "Conhecemos apenas uma ciência, a ciência da história. Pode-se enfocar a história de dois ângulos; pode-se dividi-la em história da natureza e história dos homens. Porém as duas são inseparáveis; enquanto existam os homens, a história da natureza e a história dos homens se condicionam mutuamente".
Nesse sentido faz-se necessário harmozinar o conflito de uso dos recursos desse ecossistema, considerado um dos cinco mais críticos do planeta. Isso se dará através da convergência entre os mecanismos de comando e controle, ou seja, legislação e fiscalização, com os processos de capacitação e educação dos servidores públicos, da sociedade civil e do setor produtivo.