sábado, dezembro 11, 2010

Cúpula da Cancún adia discussão sobre prorrogar do Protocolo de Kyoto

À exceção da Bolívia, os 194 países que participam da Cúpula de Cancún adotaram neste sábado um princípio de acordo pelo qual adiam o segundo período de vigência do Protocolo de Kyoto e elevam a "ambição" para a redução de emissões de gases poluentes.

"Este é o resultado que as nossas sociedades estão esperando. Tomo nota da posição boliviana, que fica refletida na ata desta reunião", disse a presidente da conferência, a chanceler mexicana Patricia Espinosa, aplaudida pelas delegações.

A Bolívia criticou o texto, dizendo que exigia muito pouco das nações desenvolvidas para a redução da emissão de gases estufa.

O Protocolo de Kyoto atualmente compromete quase 40 países ricos com o corte de gases do efeito estufa até 2012. Os países ricos e pobres, porém, estão divididos sobre as obrigações que todos devem assumir ao longo dos próximos anos.

A proposta cita um "segundo período de compromisso" para o Protocolo de Kyoto, o que indica uma prorrogação além de 2012. Renová-lo ou não tem sido o grande debate na conferência --Japão, Rússia Canadá e outros exigiam que as nações em desenvolvimento aceitassem metas obrigatórias de redução de emissões, o que não acontece na atual versão do tratado. Os grandes países emergentes dizem que não aceitariam um ônus tão grande quanto das nações ricas.

O texto diz que os países participantes "concordam (...) em assegurar que não haja uma lacuna entre o primeiro e o segundo período de compromisso".

Ao final das discussões, na madrugada deste sábado, um modesto plano foi aprovado. O acordo que compreende um 'Fundo Climático Verde' reafirma a meta de reunir US$ 100 bilhões para ajuda aos países mais pobres até 2020 e inclui medidas para proteger as selvas, assim como novas vias para compartilhar tecnologias de energia limpa.

O plano foi aprovado a despeito das objeções da Bolívia de que o texto teria poucas demandas para os países desenvolvidos reduzirem a emissão da gases de efeito estufa.

Fonte: Folha online

Observação: Uma vez mais as Nações signatárias do Protocolo de Kyoto se reúnem apenas com o objetivo de passar uma imagem à opinião pública, uma vez que a aprovação de um plano modesto que exige pouco comprometimento dos países ricos. A Bolívia se mostro coerente e com isso tenta demonstrar ao mundo que esses encontros não podem ser apenas "pro forma" e sim devem discutir realmente medidas sérias e comprometidas para redução dos gases de efeito estufa.