sexta-feira, abril 27, 2007

Governo faz chantagem para apressar o licenciamento ambiental no país

O Ministro de Minas e Energia, Silas Roundeau, afirmou que caso o país não resolva o "Problema" das licenças ambientais até maio, o país deverá investir em outras fontes de energia, mais especificamente a energia nuclear e térmica.

Esse tipo de chantagem não acrescenta em nada no debate da questão econômica e ambiental. Como afirmou ontem o presidente em exercício José Alencar, o Ministério do Meio Ambiente tem uma estrutura precária para atender a demanda dos projetos do país. Ele estava se referindo indiretamente ao IBAMA. No entanto, na mesma entrevista, Alencar defendeu a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmando que ela atua dentro dos limites da lei.

Segundo Marina Silva, o Ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, tem “a obrigação de fazer com que o país tenha energia para se desenvolver”. No entanto, "isso não significa que ele tenha que fazer isso em prejuízo ao meio ambiente".

A energia hidrelétrica é a grande fonte do país. Porém, isso não significa que ela pode ser produzida a qualquer custo, em detrimento dos impactos ambientais e sociais.

Defendemos que os estudos devam ser realizados no tempo necessário. Defendemos ainda a injeção de recursos e maior capacitação dos órgãos ambientais, para que os mesmos possam dar respostas mais rápidas aos investidores e à sociedade brasileira.