terça-feira, agosto 07, 2007

ANVISA abre racha dentro do governo

Após a abertura da consulta pública para a criação de normas para a liberação de alimentos que contenham organismos geneticamente modificados, a ANVISA passou a ser alvo de diversos setores do governo e da bancada ruralista no Congresso Nacional.

Nessa quinta-feira, o Conselho Nacional de Biossegurança (CNBS), composto por 11 ministros de Estado, deve reunir-se para avaliar os termos de um regulamento técnico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre as regras de segurança para o consumo humano de transgênicos.

O presidente interino da ANVISA defende a consulta e afirma: "é surpreendente essa convocação [do CNBS]. Existe uma preocupação excessiva conosco. A proposta não merece esse temor todo".

Na realidade, esse é um assunto bastante delicado para o governo e à sociedade, pois envolve os riscos à saúde humana e ambiental, além dos fortes interesses econômicos que envolvem a biotecnologia.

A lógica é simples. Quanto menor a participação da sociedade, mais fácil será de aprovar projetos polêmicos, como por exemplo, a liberação do milho transgênico.

A movimentação para liberação de produtos transgênicos iniciou com a própria reforma da CTNBio e a alteração do quórum necessário para deliberação dos assuntos discutidos no âmbito da comissão.

As pressões foram denunciadas em matéria do Jornal O Globo. Para acessar a notícia, clique aqui.