quinta-feira, agosto 02, 2007

Rússia é benefiada pelo aquecimento global

A mais recente expedição russa visando a conquista do pólo norte demonstra claramente que alguns países podem se beneficiar diretamente do aquecimento global. É apenas o início de uma corrida por novas rotas marítimas e de exploração de recursos naturais como petróleo, gás e outros minerais.

A corrida pelo Ártico se acirrou devido ao derretimento de partes da camada polar de gelo, que permitirá explorações mais fáceis de petróleo e gás.

Em resposta ao investimento russo nessa nova corrida, alguns países já se mobilizam para proteger seus interesses. O Canadá está planejando construir oito navios de patrulha, e o Congresso americano considera a proposta de construir dois navios polares novos.

Além disso, países situados no pólo norte já vislumbram a possibilidade de iniciar atividades agrícolas e pecuárias, devido ao aquecimento nos pólos.

Essas são as primeiras ações oficiais que explicitam o conflito de interesses relacionados diretamente ao aquecimento global. O movimento ambientalista deve estar atento as movimentações desse tipo, pressionando esses países em relação ao comprometimento no combate ao aquecimento global.