terça-feira, outubro 09, 2007

Seminário da ONU discute emissões do transporte aéreo e marítimo

Na semana passada foi realizado um workshop, promovido pela Agência Ambiental Européia e o Governo da Noruega, com o objetivo de discutir questões técnicas sobre emissões da aviação e do transporte marítimo.

Algumas questões foram discutidas e se mostram relevantes nesse cenário.

1) Um avião quando parte de um país para outro, a quem deve ser atribuídas as emissões: ao país de origem, ao país de destino ou ainda ao país que forneceu o combustível?

2) Os países devem definir os métodos para separar as emissões geradas pela aviação e o transporte marítimo domésticos de emissões geradas por vôos e viagens marítimas internacionais.

3) Os países devem definir ainda, os meios para atender às necessidades de preenchimento dos inventários nacionais, a serem enviados à Convenção Quadro das Nações Unidas para Mudança do Clima – CQNUMC.

Aqui sem dúvida entra em jogo os interesses relacionados aos mecanismos do Protocolo de Kyoto, em especial o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, que permite aos países mais poluidores, comprar créditos de carbono de países que tenham um nível de emissão abaixo do permitido.