quinta-feira, setembro 25, 2008

Universidades irão ajudar nas provas de crimes ambientais em SC

A Polícia Militar Ambiental e o Ministério Público de Santa Catarina contarão com o apoio de cinco universidades para apurações de crimes ambientais no Estado. Os laboratórios das instituições serão utilizados para análises de águas e efluentes e irão emitir laudos técnicos ambientais.

A parceria será oficializada nesta quinta-feira, por meio de um termo de cooperação técnica. Participarão a Universidade Regional de Blumenau (Furb), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Contestado (UnC) e Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).

Pelo termo, as universidades também poderão analisar projetos ambientais e prestar serviços de auditoria ambiental. As despesas das instituições serão ressarcidas com recursos do Fundo de Melhoria da Polícia Ambiental.

Fonte: ClicRBS/SC

Obs: Essa é uma prática que já deveria estar sendo adotada, uma vez que as universidades tem a obrigação de resgatar o seu verdadeiro papel de produtora e disseminadora de conhecimentos. Parabéns ao Ministério Público e à Polícia Ambiental, assim como às universidades que assinarão o termo de cooperação técnica. Ganham todos as partes e a sociedade agradece!!!