quinta-feira, julho 17, 2008

Turistas que visitam a Costa Rica poderão compensar emissão de CO2

Os milhares de turistas que visitam a Costa Rica a cada ano podem agora compensar a emissão de dióxido de carbono (CO2) de sua viagem aérea com uma contribuição para proteger as florestas daquele país da América Central, que é uma referência mundial na prática de ecoturismo e turismo de aventura.

As autoridades costarriquenhas lançaram o programa "Viaje Limpo", em que cada viajante que entre ou saia de Costa Rica pague o equivalente a US$ 5 por tonelada de CO2 emitido em sua viagem. O pagamento é voluntário. E, como uma forma de incentivo, todos os funcionários do governo que realizam viagens ao exterior foram orientados pela Presidência a pagar a taxa de seu próprio bolso.

O ministro do Ambiente e Energia, Roberto Dobles, explicou que os recursos captados serão usados para apoiar o financiamento do sistema de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que garante a proteção de áreas privadas que se dedicam a conservação.

Para acessar a notícia na íntegra, clique aqui.

Fonte: Globo Online

Ps: A Costa Rica é um país onde o desenvolvimento econômico convive harmonicamente com a conservação do meio ambiente. É um país com grande parte do seu território protegida por unidades de conservação e seus parques adotam um modelo que garante a sua própria sustentabilidade.

Em meio ao caos das nossas unidades de conservação, poderíamos nos espelhar nesse exemplo.