quarta-feira, julho 09, 2008

Unidades de Conservação em estado de abandono

De acordo com levantamento divulgado ontem pelo Ministério do Meio Ambiente, das 299 unidades de conservação (UC) ambiental - o equivalente a 77 milhões de hectares, 58% não possuem nenhuma fiscalização, o que corresponde a 173 unidades ou a 44,5 milhões de hectares. Outras 82 unidades de conservação, ou seja, 29% não têm gestor nomeado.

O Brasil possui 299 unidades de conservação, sendo que 63 foram criadas a partir de 2003, na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As três últimas foram autorizadas no mês passado.

A falta de gestão nas Unidades de Conservação fica evidente quando nos remetemos aos dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Do total de desmatamento registrado pelo órgão, 22% ocorreu em áreas de UC e de reservas indígenas.

Os números divulgados pelo ministério revelam que das 65 florestas existentes, apenas duas têm plano de manejo. Em relação às reservas, das 55 existentes, 53 não têm planos de manejo que permitem a exploração sustentável.

O ministro do Meio Ambiente, Calos Minc informou que até o final deste mês todas as Unidades de Conservação terão um gestor. “Estamos remanejando 68 servidores do Ibama para o Instituto Chico Mendes, para ocuparem os cargos de gestores. Outros 14 servidores do instituto também serão nomeados” - afirmou, ressaltando que as 82 unidades não ficarão mais sem gestores a partir de agosto.

Cabe aos cidadãos cobrar a nomeação dos gestores das Unidades de Conservação nos seus Estados e Municípios.