quinta-feira, outubro 22, 2009

Conama aprova resolução que obriga a inspeção de veículos

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) aprovou ontem (20) uma resolução que obriga todos os estados e municípios com uma frota de automóveis superior a de 3 milhões, a adotar um plano de inspeção veicular. Assim que publicada a norma no Diário Oficial da União, o prazo será de um ano para que o planejamento seja realizado.

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) espera que as emissões dos gases causadores de efeito estufa reduza com a medida obrigatória. O governo acredita que a emissão de poluentes pelos automóveis é intensificada pela falta de regulagem dos motores.

Atualmente, apenas as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro inspecionam os seus veículos. Segundo o MMA, a regra se aplica à todos os “veículos automotores, motociclos e similares, independentemente do combustível que utilizem”.

A punição para quem deixar de passar pela fiscalização é a perda do licenciamento anual. Porém ela poderá ser feita em apenas uma parcela de veículos selecionados, significando que nem todos os automóveis terão que passar pela vistoria.

Fonte: Blog Ambientebrasil