sexta-feira, março 09, 2007

Brasil e EUA assinam memorando para cooperãção em biocombustíveis

Nessa quarta-feira, durante a visita do presidente norte-americano George Bush ao Brasil, foi assinado entre os dois países um memorando para cooperação em biocombustíveis. Algumas considerações devem ser feitas:

1) O memorando exclui a discussão sobre as tarifas e o comércio doméstico, conforme trecho a seguir: "os temas relacionados com comércio doméstico e tarifas devem ser tratados em outros foros multilaterais, regionais e bilaterais...".

2) O memorando elenca três principais estratégias: bilateral, por meio do avanço em pesquisa e desenvolvimento, em terceiros países, visando expandir e descentralizar a produção e global, através da expansão do mercado e padronização das normas técnicas.

3) Fica clara a intenção de fortalecer os países potencialmente produtores de biocombustíveis em oposição à forte dependência atual dos combustíveis fósseis.

4) Nesse cenário, deve ficar muito clara as posições e potenciais de Brasil e EUA, uma vez que, apesar da cooperação desejada pelos americanos, seguem as tarifas que barram as exportações do etanol brasileiro aos norte-americanos.