quinta-feira, dezembro 27, 2007

CO2 também é negócio

Excelente matéria publicada edição de hoje na Internet do jornal espanhol “El País” sobre a incorporação da política de compensação de CO2 pelas grandes empresas.

Uma série de empresas passaram a adotar esse discurso promovendo campanhas que insinuam que ao comprar um produto de determinada empresa, a mesma estará compensando o impacto das emissões de CO2 através do plantio de árvores ou utilização do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, ou seja, ao comprar um veículo da Volkswagen, provavelmente serão plantadas algumas árvores nos países em desenvolvimento.

Essa política de pagar para ter o direito de poluir é extremamente perigosa e serve apenas para estimular e manter as atuais políticas de produção e consumo, uma vez que apenas transferem o direito de poluir.

Além disso, não existem mecanismos de fiscalização dessas empresas que comprovem que tais políticas estão sedo realmente efetivadas. Para o Secretário Geral de Mudanças Climáticas do do Ministério do Meio Ambiente da Espanha, “Nos parece bien que muchas empresas y particulares asuman compromisos voluntarios de reducción de emisiones, pero la sociedad tiene derecho a saber cómo se está haciendo”.

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