quarta-feira, dezembro 05, 2007

Somente três consórcios entregam as garantias financeiras do leilão da UHE Santo Antonio

A Comissão Especial de Licitação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou hoje (30/11) a lista das empresas que aportaram as garantias para participação no leilão de energia da usina hidrelétrica Santo Antônio. Dos cinco inscritos nos últimos dias 22 e 23/11, somente três realizaram o depósito e retiraram as senhas para o acesso ao sistema do leilão. São eles: Consórcio Madeira Energia, Consórcio Energia Sustentável do Brasil (CESB) e o Consórcio de Empresas de Investimentos Santo Antonio (CEISA)

O Consórcio Norte Energia, formado pelas empresas Alupar Investimentos S/A (37,5%), Indústrias Metalúrgicas Pescarmona (15%), Schahin Holding (27,5%), UTC Engenharia (10%) e Schahin Engenharia (10%); e a estatal Eletronorte não realizaram o aporte de garantias e, portanto, estão fora do leilão.

Para os proponentes, as garantias corresponderam a 1% do valor do investimento. Esses parâmetros estão definidos na página 15 do edital.

Veja a relação das empresas que compõem cada consórcio apto e sua participação

1) CONSÓRCIO MADEIRA ENERGIA
Odebrecht Investimentos em Infra-estrutura Ltda. (17,6%); Construtora Norberto Odebrecht S.A. (1%); Andrade Gutierrez Participações S/A. (12,4%); Cemig Geração e Transmissão S/A (10%); Furnas Centrais Elétricas S/A (39%) e Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia (FIP - formado pelos bancos Banif e Santander) (20%)

2) CONSÓRCIO ENERGIA SUSTENTÁVEL DO BRASIL – CESB
Suez Energy South América Participações Ltda. (51%); Eletrosul Centrais Elétricas S/A (49%).

3) CONSÓRCIO DE EMPRESAS INVESTIMENTOS DE SANTO ANTONIO – CEISA
Camargo Correa Investimentos em Infra-estrutura S/A (0,9%); Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – CHESF (49%); CPFL Energia S/A (25,05%); ENDESA Brasil S/A (25,05%).

A lista das concessionárias de distribuição, compradoras no leilão, será publicada daqui a pouco na página eletrônica da Aneel.

Cronograma – Na próxima terça-feira (04/12), os três participantes receberão o treinamento da sistemática do leilão e, no dia seguinte (05/12) vão participar da simulação, com dados fictícios, para estarem aptos a realizar o lance.

Fonte: ANEEL