quarta-feira, janeiro 23, 2008

Comunidade Européia exige certificação para biocombustíveis

Respondendo aos críticos do programa de biocombustíveis, a Comunidade Européia anunciou nessa quarta-feira (23), a criação de um processo de certificação para garantir que todo o biocombustível exportado para a Europa seja produzido de acordo com determinados critérios ambientais.

A medida visa garantir a qualidade social e ambiental dos biocombustíveis, sem afetar a meta de redução de 20% das emissões de CO2 e aumentar em 20% a participação das energias renováveis na matriz energética até 2020.

Segundo o porta-voz europeu de energia, Ferran Tarradellas, a Comunidade Européia irá "atingir essa meta de forma que não cause danos às economias mais pobres e ao ambiente. Ou, pelo menos, de forma que cause menos danos do que causaríamos utilizando combustíveis fósseis"

Os biocombustíveis deverão respeitar alguns critérios específicos, como por exemplo, a proibição de utilização de matérias-primas provenientes de áreas que em Janeiro de 2008 tinham até 30% de sua superfície coberta por árvores de mais de cinco metros de altura. Também estarão vetadas as áreas de proteção ambiental e ainda os biocombustíveis que não apresente um porcentual mínimo de redução nas emissões de gases de efeito estufa.

A certificação deverá ainda ser aprovada pelo Parlamento Europeu e pelos governos dos Estados-membros.

Esse cenário se mostra extremamente favorável ao Brasil, uma vez que o álcool proveniente da cana-de-açúcar é um dos combustíveis mais limpos produzidos atualmente.