sexta-feira, dezembro 28, 2007

Mistura do biodiesel passa a ser obrigatória em 2008

A partir de 1° de janeiro, terça-feira, passa a ser obrigatória a mistura de 2% de biodiesel ao diesel “convencional” vendido nos postos de todo o Brasil. Atualmente, 17.800 postos já utilizam o biodiesel.

Para atender essa demanda, são necessários aproximadamente 800 milhões de litros anuais, sendo que a capacidade produtiva do Brasil é estimada em 2,5 bilhões de litros, garantindo assim, o abastecimento dos consumidores tradicionais, além das frotas cativas.

Esse ano foram realizados os leilões que garantiram a compra de 380 milhões de litros de biodiesel, garantindo o abastecimento do primeiro semestre. Além disso, a Petrobrás já realizou a venda eletrônica para as distribuidoras, que por sua vez, devem efetuar a mistura e garantir a qualidade do produto.

No início desse processo, devemos atentar para dois fatores.

Os preços ao consumidor final devem ter um leve aumento, uma vez que o biodiesel ainda é mais caro que o diesel tradicional nas refinarias. Esse aumento seria de aproximadamente R$ 0,01 por litro. É um custo que nem deve ser questionado, uma vez que os ganhos ambientais serão consideráveis. No entanto devemos lembrar que a partir de 2012 teremos uma mistura de 8% de biodiesel.

O segundo fator está relacionado à fiscalização. Todo o biodiesel entregue às distribuidoras recebem um marcador, que é um produto químico que garante a qualidade do produto. Segundo o superintendente de Abastecimento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Edson Silva, a fiscalização nos postos será reforçada e se for identificado algum posto vendendo diesel sem a mistura, a bomba será lacrada.