sexta-feira, janeiro 04, 2008

A venda de automóveis, os congestionamentos e o aquecimento global

A Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) acaba de divulgar o balanço da venda de automóveis em 2007.

Somente no ano passado, foram comercializados quase 2,3 milhões de unidades. Esse número representa um crescimento de 27% em relação a 2006.

Um dos principais problemas brasileiros e mundiais é o excesso de veículos em circulação, uma vez que as malhas rodoviárias não conseguem acompanhar a demanda pelo consumo de veículos. Isso gera sérios problemas que se refletem em acidentes, grandes congestionamentos e, conseqüentemente o aumento da emissão de CO2.

Para resolver tais problemas é necessário que as pessoas utilizem mais os transportes públicos. Caso não seja possível, os usuários devem compartilhar e otimizar o uso de veículos particulares. Por outro lado, é responsabilidade das indústrias, desenvolver tecnologias mais limpas e da administração pública, estabelecer uma política tributária ambiental de modo a favorecer os usuários do transporte público e de veículos menos poluentes.

Nesse sentido, vale a pena conferir a entrevista do professor Américo Kerr, da USP, publicada no site Brasil de Fato. Para acessar a entrevista clique aqui.