quinta-feira, janeiro 24, 2008

Desmatamento na Amazônia volta a crescer

Os dados apresentados ontem pelo Ministério do Meio Ambiente são graves e preocupantes. Foram derrubados 3.233 Km2 de mata em apenas 5 meses.

Um levantamento do Inpe mostrou que, de agosto a dezembro, foram derrubados 3.233 quilômetros quadrados de floresta, dos quais 1.922 quilômetros quadrados em novembro e dezembro, quando normalmente não há desmatamento por causa das chuvas. Os dados podem ser maiores e acenderam o sinal amarelo.

Segundo João Paulo Capobianco, secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, “O sistema Deter (Detecção de Desmatamento em Tempo Real), que detectou a área de desmatamento de pouco mais de 3.200 quilômetros quadrados é de prevenção e não tem resolução suficiente para pegar as pequenas áreas. Sempre trabalhamos com uma diferença entre 40% e 60%, o que tem sido confirmado pelo outro sistema, o Prodes (Programa de Cálculo do Desflorestamento da Amazônia), que faz os registros definitivos”.

Segundo a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, os principais fatores que contribuíram para esses números são o avanço da soja e a criação de gado, sendo os estados de Mato Grosso, Rondônia e Pará são os campeões de desmatamento.

O presidente Lula convocou para hoje uma reunião de emergência para discutir a questão. Da reunião, que será realizada no Palácio do Planalto vão participar, além do presidente Lula, a ministra Marina Silva, Dilma Rousseff (Casa Civil), Reinhold Stephanes (Agricultura), Tarso Genro (Justiça), Nelson Jobim (Defesa) e Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrário), além do diretor-geral do Inpe.

É esperar para ver!!!