quinta-feira, fevereiro 07, 2008

Aumenta o número de pontos impróprios para banho em SC

O número locais impróprios para banho no Litoral catarinense subiu de 57 para 61, de acordo com o 10º levantamento de balneabilidade realizado pela Fundação do Meio Ambiente -Fatma, divulgado na última semana.

O relatório anterior foi publicado em 25 de janeiro, quando foram registrados 57 pontos impróprios. O relatório de balneabilidade da Fatma é feito a partir da coleta amostras de água do mar em 182 pontos nos 500 quilômetros da costa catarinense.

A pesquisa é realizada semanalmente de dezembro a março, e mensalmente de abril a novembro. O ponto é considerado impróprio para banho quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas a quantidade de Escherichia coli for superior a 800 por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.

A cada ano que passa a infra-estrutura das cidades de Santa Catarina permanece praticamente inalterada, enquanto o número de moradores e turistas cresce exponencialmente.

Enquanto o Estado de Santa Catarina continuar entre os piores no ranking nacional de saneamento básico, suas belezas naturais continuarão sendo deterioradas e sistema de saúde comprometido.

Em breve, nossos turistas serão vermes e parasitas, cada diz mais satisfeitos com as condições da costa catarinense.