quarta-feira, outubro 25, 2006

Impactos das mudanças climáticas na saúde humana

Um tema bastante interessante para discussão é o impacto das mudanças climáticas na saúde humana. Conforme descrito na postagem anterior, verificou-se que em alguns casos, as mudanças climáticas podem vir a beneficiar alguns países, principalmente em termos de produção agrícola.

Entretanto, na área da saúde, as mudanças climáticas vem trazendo sérias preocupações aos especialistas. Segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS, somente no ano 2000, as alterações do clima foram responsáveis por aproximadamente 2,4% dos casos de diarréia no mundo.

De maneira geral, as mudanças climáticas podem causar sérios impactos na saúde humana, especialmente nas populações de risco, crianças e idosos. As altas variações de temperatura globale o aumento do nível das águas, facilita a transmissão de vetores como a malária e a dengue, além de intoxicações causadas por alimentos, como a salmonela.

Essa variação das temperaturas consiste em um enerome desafio aos sistemas de saúde dos países, uma vez que se faz necessária uma rápida adaptação das técnicas e procedimentos utilizados na prevenção e cura das doenças.

Nesses casos, a previsão antecipada dos fenômenos climáticos e o intercâmbio de informções e experiências entre os países pode ser uma das maneiras mais eficazes de minimizar os impactos das mudanças climáticas na saúde humana.

Por fim, o cenário ideal é vislumbrado a partir do comprometimento dos países em reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Isso se dará através de programas de gestão ambiental envolvendo a eficiência energética e produção mais limpa, a dimunuição do ritmo das queimadas e a priorização do transporte público em detrimento de veículos particulares.