quarta-feira, maio 17, 2006

Desmistificação da questão energética

A questão energética é um fator essencial na configuração do cenário mundial. A diversificação da matriz energética e a baixa dependência externa são os elementos que apontam para a escolha das fontes de energia que~serão utilizadas para suprir às necessidades dos países.

Os biocombustíveis se apresentam como uma alternativa interessante, devido a geração de benefícios econômicos, sociais e ambientais. Porém, cabe ressaltar que a matriz energética mundial continuará, pelas próximas décadas, a ser baseada predominantemente em combustíveis fósseis, mais especificamente o petróleo e o gás natural.

Sabe-se também que a produção atual de biocombustíveis, entre os quais podemos destacar o álcool, biodiesel, energias hidrelétrica, solar, eólica entre outras, não comporta a demanda atual, necessário ao desenvolvimento dos países.

Nesse sentido, cabe ressaltar que devemos trabalhar no sentido de tornar as matrizes energéticas mais limpas e renováveis, porém, sem descartar o valor dos combustíveis fósseis. Atualmente, inúmeras tecnologias vêm sendo pesquisadas e já temos alguns exemplos de minimização (o ideal seria a eliminação) dos impactos para saúde ambiental e humana, como o carvão vegetal limpo (Clean Coal Technology).