quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Terras Indígenas: um desafio contra a exploração de terras

Um estudo elaborado pela pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) e entitulado “Diagnóstico sobre Terras Indígenas Ameaçadas na Amazônia”, foi lançado nesta terça-feira, 15. O estudo aponta que 74% das Terras Indígenas possuem taxas de desflorestamento menores do que as suas respectivas áreas do entorno.

Entre outros, um dado interessante presente no estudo é a correlação entre os investimentos nas terras indígenas na Amazônia, que ocupam 90 mlhões de hectares, cerca de 20% do território e às Unidades de Conservação que representam apenas 65 milhões de hectares. Apesar de receberem praticamente o dobro de recursos por hectare, as terras indígenas ainda conseguem resistir a expansão do agronegócio e praticam uma forma de agricultura sustentável.

Essas constatações me fazem lembrar o "mito da natureza intocada".

Será que não deveríamos capacitar e treinar pessoas das comunidades locais para atuarem como monitores ambientais, em vez de deixarmos nossas unidades de conservação serem invadidas e exploradas de forma irracional e descontrolada?