quarta-feira, fevereiro 08, 2006

COP-8 e MOP-3: as diferenças de posição entre o governo e os movimentos sociais

A Agência Carta Maior publicou hoje matéria sobre o 3º Encontro das Partes do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança (MOP-3) e da 8ª Conferência das Partes da CDB (COP-8), que acontecem em março, em Curitiba.

A matéria relata a falta de integração entre às posições da sociedade civil e do governo e a falta de um consenso para elaboração das diretrizes que serão apresentadadas durante a realização do evento.

A participação da sociedade na política externa do país é um direito que deve ser respeitado e exigido. Isso porque o espaço concedido aos movimentos sociais é garantido, porém não existem garantias de que as posições desses movimentos se tornarão oficiais. Sendo assim, não havendo consenso, provavelmente a decisão final em relação à posição brasileira será da ministra do meio ambiente Marina Silva.

O grande problema é que, além das divergências entre os diversos movimentos sociais e os setores madereiro e do agronegócio, existe uma forte divisão institucional entre o Ministério do Meio Ambiente com os Ministérios de Ciência e Tecnologia, Ministério da Agricultura e o Ministério das Relações Exteriores.

A discussão está esquentando. Vale a pena conferir!!!