quinta-feira, julho 14, 2005

Principais problemas e impactos ambientais

Os principais impactos ambientais decorrentes da visão antropocêntrica e da exploração irracional dos recursos naturais podem ser delimitados em problemas globais, regionais e locais.
Os impactos globais mais evidentes são as mudanças climáticas, a redução da camada de ozônio, além da redução dos habitats e perda da biodiversidade. São problemas que encontram-se interligados e apresentam relações diretas entre si. Em uma cadeia causal simples, podemos afirmar que a exploração irracional dos recursos naturais e emissão de poluentes na atmosfera provocam a redução da camada de ozônio gerando assim, uma mudança no clima em diferentes regiões do planeta.
Os principais impactos regionais são a alteração química das águas, degradação do solo, chuva ácida e o excesso de pesticidas e herbicidas. A alteração química das águas é provocada pela falta de saneamento básico nos meios rural e urbano, além da falta de uma política eficiente de gestão ambiental nas indústrias, que despejam seus resíduos diretamente nos lençóis freáticos da terra. A degradação do solo é causada principalmente pela agricultura por meio do uso de venenos como herbicidas e pesticidas, que causam o esgotamento dos solos e ainda contribuem para a poluição dos recursos hídricos. Por fim, a forte emissão de substância químicas como dióxido de enxofre e monóxido de carbono provocam a chuva ácida responsável pela destruição das florestas, principalmente no hemisfério norte, onde há uma maior concentração de indústrias e automóveis.
Quanto aos impactos locais, podemos destacar a degradação do lençol freático, resíduos das estações de tratamento, além da degradação ou contaminação de áreas.