quinta-feira, maio 11, 2006

Relatório do Seminário de Tecnologias Energéticas do Futuro - STEF

O STEF, realizado em Curitiba entre os dias 7 e 10 de Maio, teve uma série de palestras e mesas redondas com especialistas renomados nas áreas de energia e meio ambiente. As atividades apresentaram um bom nível técnico com representantes governamentais, empresariais e da sociedade civil organizada. A seguir segue um resumo das principais palestras:

1) José Walter Bautista Vidal – Consultor do MMA
O consultor de MMA, um dos idealizadores do PRÓ-ÁLCOOL e fundador do Instituto do Sol, Bautista Vidal fez críticas ao modelo de desenvolvimento atual, em especial no que diz respeito a questão energética. Fez uma explanação sobre as principais energias alternativas e relatou a intenção por parte do governo federal de criar uma empresa de economia mista, nos moldes da Petrobrás, para cuidar da questão dos biocombustíveis, passando assim, a tratar essa questão como de política de estado e não uma política de governo.

2) Marcelo Khaled Poppe – CNI
O palestrante fez uma explanação sobre a distribuição da matriz energética, apresentando as principais demandas por setor. Apresentou ainda um panorama do setor elétrico e sua capacidade instalada. Foi mencionado o conceito de eficiência energética e os programas PROCEL e COMPET.

3) Fernando Luiz Zancan – SIECESC
O palestrante apresentou um panorama das energias com enfoque no carvão mineral, tentando desmistificar a idéia que o carvão só gera impactos negativos. Nesse sentido, afirmou que já existem tecnologias para produção de carvão mineral de forma a minimizar grande parte dos impactos ao meio ambiente e à saúde humana.

4) Cícero Bley – ITAIPU
O palestrante abordou a questão da energia hidrelétrica apontando os principais problemas referentes a instalação de novas usinas hidrelétricas. Apresentou ainda as principais soluções. São elas o avanço em gestão territorial, a construção de hidrelétricas sem grandes alagamentos, adequação dos tipos de energia aos locais, aproveitamento de biomassa residual, geração distribuída e, por fim, respeito as diferentes compreensões de mundo.

5) Ricardo Cavalcanti Furtado – EPEL
O palestrante abordou sobre a questão do planejamento energético, em especial a avaliação ambiental integrada, o Plano nacional de Energia e o Plano decenal de expansão. Ressaltou ainda a necessidade de integração dos aspectos sócio-ambientais e a qualidade dos estudos apresentados.

6) Lineu Bélico dos Reis – USP
O palestrante apresentou os principais conceitos e energia e sustentabilidade, fazendo uma relação entre tais conceitos e abordando a questão de planejamento e da qualidade de vida.

7) Fábio Rosa de Carvalho – PETROBRAS
O palestrante apresentou os principais dados relacionados ao petróleo, apresentando as novas descobertas e planos da PETROBRAS.

8) Décio Michellis Jr. - ABCE
O palestrante abordou a questão da expansão do setor elétrico, apresentando os principais problemas nesse sentido. São elas a compensação ambiental acima de 5% do empreendimento, exigência de compensação nos licenciamentos corretivos, não consolidação dos investimentos que minimizam os impactos, realocação das populações, judicialização, conflito de competências entre os órgão responsáveis pela emissão de licenças, pleitos municipais, especulação imobiliária, entre outros.