terça-feira, maio 30, 2006

Pesquisa revela que problemas ambientais ainda estão distantes do imaginário das pessoas

Pesquisa realizada pelo Instituto Vox Populi e divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente revelam alguns dados interessantes sobre a consciência ambiental no Brasil.

O primeiro deles, é que houve um grande aumento da percepção que existem problemas ambientais no país como um todo, assim como nas comunidades, onde o índice de pessoas que dizem não conhecer problemas ambientais no bairro em que residem também caiu, de 56% para 33%.

O segundo dado revela que os principais problemas ambientais lembrados pela população estão relacionados à questões como o desmatamento e às mudanças climáticas. O curiosos, é que esses problemas afetam apenas de forma indireta grande parte da população, sendo que existem problemas bem mais próximos da realidade nas comunidades, como à falta de esgoto e acesso à água (causando problemas de saúde), os lixões em céu aberto entre outros.

Essa percepção se explica em grande parte pela veiculação na mídia sobre a amazônia e o aquecimento global, mas também, pela forma como o meio ambiente vem sendo abordado nas diferentes formas de educação. O que se verifica, em especial nas escolas, é uma visão de meio ambiente como algo distinto dos seres humanos, sendo sempre relacionado à realidades distantes do cotidiano das comunidades. Isso se reflete na celebração de dias especiais, como por exemplo, o dia da árvore e a semana mundial da água.