quinta-feira, janeiro 25, 2007

Encontro em Tóquio discute as metas pós-Kyoto

Representantes de 20 países desenvolvidos e em desenvolvimento estão reunidos no Japão para discutir as medidas e compromissos a serem adotados após o fim do Ptrotocolo de Kyoto, que expira em 2012. Juntos, esses países representam aproximadamente 70% das emissões globais.

Um dos principais objetivos da reunião é que os países em desenvolvimento, que hoje não tem obrigações em relação aos seus níveis de emissão, passem a assumí-las. Essa discussão é bastante polêmica, uma vez que os países desenvolvidos apresentam uma "dívida histórica"de emissão de gases de efeito estufa.

No entanto, é consenso entre os especialistas de que o aquecimento global só será controlado se houver a participação das nações em desenvolvimento, que passarão a emitir quantidades crescentes de CO2 e outros gases poluentes.

Uma das alternativas levantadas é a compensação diferenciada aos países em desenvolvimento pela redução da emissão de gases de efeito estufa.

Para o Brasil, essa discussão é essencial, uma vez que o país pode se beneficiar dessas compensações e evitar o desmatamento.

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Filipe,
parabéns pela iniciativa do blog.

Os assuntos são muito interessantes!!

Em relação ao aquecimento global, acho que só com a flexibilização dos países em desenvolvimento que conseguiremos atrair os EUA e Austrália.

9:18 AM  
Anonymous Anônimo said...

Parabéns,
Conheci o blog por uma amiga que trabalha na área ambienta.

Adorei tanto os temas como a forma que eles são abordados.

Juliana

9:21 AM  
Anonymous Anônimo said...

Parabéns pelo blog!

10:02 AM  

Postar um comentário

<< Home