segunda-feira, janeiro 29, 2007

Líderes mundias e empresários concordam em combater o aquecimento global

Encerrado o Fórum Mundial Econômico, em Davos, representantes de grandes potências e os maiores empresários mundiais se comprometeram a combater de frente o grande vilão da atualiadade: o aquecimento global.

Nas últimas semanas temos visto uma série de desequilíbrios ecológicos, como as chuvas no Brasil e países da Europa. Tsunamis e outras catástrofes naturais estão cada vez mais frequentes. As previsões dos cientistas são desanimadores e caso nada seja feito, as populações mais pobres estarão em risco.

O Fórum de Davos, é um local de encontro de celebridades e muitas das decisões ali tomadas em anos anteriores não passaram de um jogo de cena para a comunidade internacional.

Resta saber qual será o nível de comprometimento desses líderes mundiais, pois até agora apenas a vontade de combater o aquecimento global foi manifestada. No entanto, para essa vontade se traduzir em medidas concretas, será necessário a criação de instrumentos complementares ao Protocolo de Kyoto, além de um acordo pós-Kyoto, que expira em 2012.