quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Europa segue postura de Bush e pede a melhoria na qualidade dos combustíveis

A Comissão Européia anunciou que irá propor medidas para reduzir as emissões de gases causadores do aquecimento global. Para isso, os fornecedores de combustível terão de cortar as emissões de gases do efeito estufa em 1% até 2011, e chegar a 10% em 2020.

Medida semelhante foi adotada pelo presidente norte-americano George Bush, que no seu pronunciamento anual, pediu redução semelhante.

O fato é que em vez de desestimular o consumo e propor uma política energética que ataque a raíz do problema, prefere-se investir em "tecnologias mais limpas", ou na qualidade da gasolina.

Segundo Claude Turmes, representante do bloco verde, "Focalizar a qualidade do combustível para enfrentar as emissões do transporte rodoviário é como tentar deter um incêndio florestal com uma pistola d´água".

Como já mencionado aqui no blog, existem algumas maneiras de se combater o aquecimento global: redução do consumo, eficiência energética e tecnologias alternativas. No cenário atual, essas três soluções devem ser estimuladas e implementadas de forma integrada.

A proposta ainda precisa ser aprovada pelos 27 membros da UE para entrar em vigor.