quarta-feira, fevereiro 13, 2008

Conselho Nacional de Biossegurança libera plantio do milho transgênico no país

Nessa terça-feira, o Conselho Nacional de Biossegurança aprovou o plantio de milho transgênico. Integrado por 11 ministros, o conselho autorizou o uso de dois tipos de semente de milho genericamente modificado. Foram sete votos a favor e quatro contra.

Anteriormente a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança - CTNBio já havia se posicionado a favor da legalização de duas modalidades de milho transgênico: uma desenvolvida pela Bayer; outra, pela Monsanto.

No Conselho, votaram contra os ministros José Gomes Temporão (saúde), Marina Silva (meio ambiente), Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrário) e Altermir Gregolin (Pesca).

A favor da liberação, votaram os ministros Reinhold Stephanes (Agricultura), Sérgio Rezende (Ciência e Tecnologia), Miguel Jorge (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Nelson Jobim (Defesa), Tarso Genro (Justiça), Celso Amorim (Relações Exteriores) e Dilma Roussef (Casa Civil).

Mais uma vez o governo libera o plantio de alimentos transgênicos sob forte pressão e validando um ato jurídico ilegal, uma vez que já existem diversas plantações desses tipos de milho no Brasil.