segunda-feira, junho 09, 2008

Bush quer explorar petróleo em reservas ambientais

Em mais uma ação desastrosa, o presidente dos EUA, George Bush, afirmou que pretende explorar petróleo em reservas ambientais.

Bush pediu hoje ao Congresso norte-americano que afrouxe as restrições impostas à exploração interna de petróleo como forma de fazer frente à elevação dos preços internacionais da matéria-prima. Segundo ele, a exploração em reservas ambientais ajudaria o país “a atravessar esse difícil período encontrando mais suprimentos de petróleo, o que contribuiria para desfazer a pressão sobre o preço da gasolina”.

O problema é que o preço do petróleo vem acompanhando a desvalorização contínua do Dólar em nível mundial.

Esse sim é um desafio que deveria ser encarado de forma séria pelo presidente George Bush, pois a economia norte-americana vem dando sinais de fraqueza e sem viés de recuperação. O dólar forte e equilibrado é saudável para economia interna, assim como para a economia global.

A situação norte-americana é bastante complexa. São dependentes de petróleo, a produção de biocombustíveis não é sustentável, pois a produção de etanol a partir do milho causa sérios desequilíbrios na segurança alimentar, a energia nuclear é cara e polêmica e a energia eólica não seria suficiente para garantir o abastecimento do país.