quarta-feira, maio 14, 2008

Marina Silva pede demissão

A Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (PT-AC), pediu demissão na tarde de ontem.

Em carta endereçada ao Presidente Lula, Marina agradeceu pelo período em que permaneceu frente à pasta, porém, fez questão de ressaltar as crescentes resistências que vinha enfrentando dentro e fora do governo.

A demissão de Marina, demonstra a fragilidade das políticas ambientais no Brasil, permanecendo o velho pensamento, no qual o desenvolvimento econômico está acima de tudo e de todos.

Nos últimos meses, a ministra teve sérios embates com a Ministra da Casa Civil, o Ministério da Agricultura e por fim, com a nomeação do Ministro da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos para a coordenação do Plano Amazônia Sustentável (PAS), o qual segundo assessores foi a gota d'água para a sua saída.

Agora, o Presidente Lula terá um grande desafio. Encontrar alguém que possa ter a aceitação dos movimentos sociais e ao mesmo tempo, grande prestígio internacional, uma vez que a ex-ministra é considerada um ícone nas causas que envolvam a proteção ambiental e das florestas.

É uma boa oportunidade para o governo repensar as suas políticas ambientais e suas prioridades de governo. Um claro exemplo do descaso atual pode ser avaliado através dos recursos efetivamente empregados nos planos e políticas do Ministério do Meio Ambiente, bem abaixo do esperado, conforme demonstrado abaixo.

O programa "Amazônia Sustentável", por exemplo, aplicou menos de 39,4% do recurso orçado, "Zoneamento Ecológico-Econômico" deixou de aplicar 64%. Também os programas "Áreas Protegidas do Brasil" (66% do total orçado) e "Comunidades Tradicionais" (48% a menos).