segunda-feira, junho 02, 2008

Estudo da COPPE/UFRJ aponta vulnerabilidades às mudanças climáticas no Brasil

Um estudo publicado por pesquisadores da COPPE/UFRJ aponta as principais vulnerabilidades às mudanças climáticas no Brasil, colocando em xeque o sistema energético brasileiro.

“Em função do clima, toda a produção de energia vinda das fontes renováveis, salvo a oriunda de cana-de-açúcar, será menor. Por ser um país tropical, o sistema energético do Brasil será um dos mais afetados do mundo. O potencial de produção de algumas fontes cairá mais do que o de outras, porém, mais importante do que os números é o sinal amarelo que se acende, demonstrando que nossos modelos de projeção levam em consideração um clima que não se repetirá nos próximos 50 ou 100 anos. Isso precisará ser revisto”, diz Roberto Schaeffer, um dos autores do estudo.

O estudo aponta para uma forte queda na produção das hidrelétricas, redução de até 60% do potencial eólico brasileiro, redução ou mesmo inviabilização de culturas como mamona e soja, sobretudo no Nordeste e no Centro-Oeste, em função das elevadas temperaturas e da seca previstas para as regiões. Somente a cana de açúcar estará a salvo.

Fonte: COPPE/UFRJ