quarta-feira, março 17, 2010

Florianópolis inova e inclui mariscos na merenda escolar

FLORIANÓPOLIS - Os mariscos cultivados na região da Grande Florianópolis, em Santa Catarina, entrarão para o cardápio dos alunos de 30 escolas municipais da capital. Já nesta quarta-feira serão servidas refeições feitas à base do mexilhão. No total, 15 mil alunos receberão o alimento uma vez por mês.

De acordo com a assessoria da prefeitura, a Secretaria de Educação pretende estimular hábitos alimentares saudáveis nos estudantes e valorizar o alimento produzido na região da Grande Florianópolis. Todos os meses serão distribuídos 310 quilos do mexilhão.

Entre os pratos servidos com o marisco como ingrediente principal estão risotos, tortas e estrogonofes. O alimento é fonte de proteína, ferro, vitamina B, potássio, entre outros.

Nutricionistas devem orientar as cozinheiras das unidades educacionais no preparo das refeições e também acompanharão os alunos no dia em que o marisco for servido.

Desde novembro de 2009, as ostras já estão no cardápio de 25 escolas públicas municipais de Florianópolis. O molusco é servido uma vez por mês para estudantes do ensino fundamental.

Assim como o marisco, a ostra foi escolhida pelo alto valor nutritivo e por ter poucas calorias. Além disso, é um incentivo à economia local, já que Florianópolis é a maior produtora do molusco no Brasil.

Fonte: Globo Online

Observação: Muito boa a iniciativa da Prefeitura Municipal de Florianópolis. A inclusão de alimentos saudáveis e produzidos na região trazem benefícios tanto aos alunos da rede pública, como para os produtores de mariscos, que passam a ter mais uma fonte de renda garantida.

Devemos nos preocupar apenas com a qualidade do mariscos, uma vez que muitas fazendas de marisco encontram-se em locais poluídos. A contrução da redes de tratamento de esgoto fazem parte da solução, mas caminham ainda de forma lenta na cidade de Florianópolis e no estado de Santa Catarina, que possui uma das taxas mais baixas de saneamento básico.