quarta-feira, março 10, 2010

Programa oficial de compartilhamento de bicicletas é lançado no México

Por mais que a cidade já tivesse  um sistema privado de compartilhamento de bicicletas, o governo da Cidade do México recentemente lançou o Ecobici. A fase inicial deste programa inclui 85 estações pela cidade e mais de 1000 bicicletas.Já era tempo desse programa, que foi anunciado a um tempo atrás, ser lançado.  O grande obstáculo foi que necessitou-se de muito trabalho para melhorar a infraestrutura para as bicicletas.


Desde o dia 17/02, o sistema está funcionando.  Seu principal objetivo é reduzir o número de veículos que circulam pela cidade todos os dias (mais de 5 milhões), reduzindo a poluição e melhorando a qualidade de vida.

Como mencionado, a fase inicial do programa inclui 1000 bicicletas em 85 estações, que podem ser emprestadas para uma viagem de 30 minutos com o custo anual de aproximadamente R$40,00. O registro é feito online no site do sistema.

As estações ficam localizadas há 300 metros umas das outras. Espera-se que cerca de 24.ooo pessoas utilizem o sistema.

O programa Mexicano é muito parecido com os programas de compartilhamento de bicicleta da Europa.
Após poucos dias do seu lançamento, mais de 1000 pessoas já se registraram no programa.


Observação: Em muitas cidades, o meio de locomoção deveria ser primordialmente a bicicleta, por vários motivos, entre os quais podemos destacar a prática do exercício físico e a ausência de poluição desse tipo de transporte, além da contribuição para a diminuição dos congestionamentos, especialmente nas grandes cidades. Os planos diretores devem prever a construção de ciclovias e iniciativas com essa do México e outras já existentes em países como a Holanda deveriam ser adotadas como parte das políticas públicas.