quarta-feira, novembro 08, 2006

As Relações entre Direitos Humanos e Mudanças Climáticas são destaque na COP-12

A realização da 12 Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas acontece entre os dias 6 e 17 de Novembro, na Cidade de Nairobi - Kenya.

Um dos pontos positivos dessa conferência é justamente o local da sua realização. Isso porque, ao ser realizada na África, os membros participantes se viram obrigados fazer uma análise dura em relação ao impacto das mudanças climáticas para o desenvolvimento global, em especial dos países africanos.

Segundo o Ministro do Meio Ambiente do Kenya e presidente da Conferência, as mudanças climáticas estão se tranformando em uma das maiores ameaças que a humanidade terá de enfrentar. Ainda segundo o Ministro, "Estamos diante de um verdadeiro perigo que os recentes progressos na redução da pobreza desapareçam nas próximas décadas, sobretudo nas comunidades do continente africano".

Essa postura, potencializa a posição refletida alguns dias atrás aqui no blog, de que as mudanças climáticas irão se tornar uma enorme ameaça ao desenvolvimento das nações, em especial aquelas que são deficitárias de infra-estrutura básica e áreas essenciais como saúde, escassez de água e segurança alimentar.