segunda-feira, fevereiro 18, 2008

Grupo de cientistas questiona a influência humana sobre o aquecimento global

Um grupo de cientistas entregou ao Ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Resende, um estudo que contraria as revisões do IPCC (Painel Inter-governamental sobre Mudanças no Clima) e afirma que a terra irá resfriar nas próximas décadas.

Os dados apresentados fazem parte do projeto internacional Cloud, que reúne 24 instituições de ensino universitário de dez países para analisar a influência de raios cósmicos na atmosfera e no clima da Terra.

Segundo Fernando Mendonça, ex-presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), “há interesses financeiros por trás do IPCC, a gente não consegue trazer a verdade”. Os pesquisadores afirmam que o IPCC não levaria em conta dados sobre o comportamento da temperatura do planeta há centenas ou milhares de anos e partiria de premissas equivocadas.

Acreditamos ser importante o surgimento de novas pesquisas que possam comprovar realmente se existe influência da ação humana sobre as mudanças climáticas e em caso positivo, quais seriam os impactos dessa ação.