sexta-feira, fevereiro 15, 2008

Programa Territórios da Cidadania deve injetar R$ 9,3 bilhões no meio rural

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva guardou para 2008, ano de eleições municipais, o seu mais ambicioso projeto de investimento em áreas rurais.

É o Territórios da Cidadania, que promete injetar R$ 9,3 bilhões em 2008 em eletrificação, financiamento de lavouras, programas de saúde, distribuição de medicamentos, auxílio dentário e complementação de renda para 7,7 milhões de habitantes de regiões agropastoris do Brasil.

O projeto deverá sair do papel ainda em fevereiro e tem a pobreza o critério principal de escolha das regiões beneficiadas. A prioridade é para quem sofre carência histórica de recursos e investimentos, informa Luís Felipe Nelsis, coordenador de Comunicação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), onde foi gestado o Territórios da Cidadania.

– O principal indicador para repasse de recursos é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município. Quanto menor o índice, mais chances de ser alvo do programa – explicou.

O projeto quer ampliar créditos do Pronaf (financiamento bancário para agricultura familiar), desenvolver a infra-estrutura em assentamentos da reforma agrária e ampliar a área de atuação dos programas Luz para Todos, Bolsa-Família, Saúde da Família, Farmácia Popular e Brasil Sorridente.

Para ler a notícia na íntegra clique aqui.

Fonte: Diário Catarinense