quarta-feira, dezembro 06, 2006

Plano Nacional de Energia prevê mais 5 usinas nucleares até 2030

Após ser considerado pelo presidente Lula o vilão do crescimento, o debate sobre o meio ambiente, mais especificamente sobre a questão energética vem se acentuando nos últimos meses.

Segundo o Plano Nacional de Energia - 2030, o Brasil deverá colocar em operação mais 5 usinas nucleares. Essa previsão vem opondo diferentes alas do governo, em especial a Casa Civil e o Ministério do Meio Ambiente - MMA.

Em função da necessidade urgente de crescimento, a Ministra Dilma Roussef colocou na pauta a ampliação da oferta de energia nuclear como uma das soluções.

A energia nuclear apresenta uma série de vantagens em relação aos outros tipos de energia, pois não produz emissão de gases de efeito estufa e apresenta um custo relativamente baixo. Entretanto, suas desvantagens são a produção de um resíduos atômicos. Até o momento não existe uma solução adequada para destinação desses resíduos, causando um enorme passivo ambiental.

O Brasil é um país com alta disponibilidade hídrica e grande capacidade de produção de energia a partir da biomassa e energia eólica. A Ministra do Meio Ambiente Marina Silva é contra a idéia e afirmou recentemente em entrevista ao jornal Valor Econômico: "Acho que o Brasil tem potencial enorme de resolver seu problema energético a partir das grandes possibilidades de biomassa, eólica, energia renovável, inclusive hidrelétrica, e não precisará lançar mão de energia nuclear".